segunda-feira, outubro 17, 2011

DNA da Banana

Fundamento Teórico
  O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma fita contém os códigos genéticos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características genéticas dos indivíduos como: cor dos olhos, dos cabelos, da pele e muito mais.
   Essas fitas medem cerca de 1,5 m (ficam enroladas em proteínas chamadas histonas) e estão localizadas no núcleo das células.


Vamos mostrar como retirar o DNA da célula de uma banana:
Para  fazer isto é preciso os seguintes materiais: Béquer, Tubo de ensaio, Placa de Petri, Saco Plástico, Estante.

É preciso também os reagentes: Água (H2O), Álcool, Detergente Neutro (incolor), sal (NaCl), Banana Coruda (MUSA SP).                
                    

Procedimento:
   Coloca-se a banana no saco plástico (sem abrir muito) ,fecha o plastico e amassa a banana com os dedos ate virar uma pasta homogênea. Mistura-se em um béquer uma solução de sal (serve para separar o DNA da proteína), água e detergente neutro (que serve para romper a membrana plasmática) até a estar completamente dissolvido. Coloca no plástico a solução de: água + detergente + sal juntamente com a banana amassada. Mistura tudo.



 É colocada essa mistura na metade de um tubo de ensaio e depois, com a pipeta é colocado o álcool (o DNA se dissolve na água, por isso é usado o álcool).
   Observa-se que começam a se formar filamentos de DNA (parte branca). Se não aparecer, dê alguns "petelecos" no tubo de ensaio (de leve). Se não funcionar. é por que um das etapas do procedimento foi feita de maneira incorreta.

* Retire a parte branca (filamento de DNA) do álcool e coloque na plaquinha para observar no microscópio, óptico ou eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário