Vamos mostrar como fazer um modelo de DNA feito com jujuba: Para isso é preciso dois arames (cerca de 45 cm, fita de DNA mãe e fita filha), duas bases redondas de isopor (para fixar os arames) , 9 palitos de dente e 12 jujubas (3 vermelhas, 3 verdes, 3 roxas e 3 laranjas)
Jujubas Bases Nitrogenadas
Verdes Adenina
Laranja Timina
Vermelha Citosina
Roxa Guanina
Você pode pintar as bases de isopor. No 1° arame, fita mãe, colocamos a seguinte sequência de bases nitrogenadas: CCGTTA. No 2°, fita filha, as bases nitrogenadas que se ligam com a fita mãe: GGCAAT.
Depois faz-se a ligação das duas fitas com os palitos de dente. Dois palitos para as ligações fortes: G e C ou C e G. Ligações mais fracas: A e T ou T e A.
Encacha-se os arames nas bases e torça levemente para criar o efeito espiralado.
Parte 2
Fundamentação Teórica
Procedimento
Agora vamos fazer uma 3° fita, com um novo arame, representando o RNA. Basicamente é uma cópia da fita mãe, mas que substitui a base nitrogenada Timina por outra chamada Uracila (representada pela jujuba amarela). Fita mãe: CCGTTA. RNA: CCGUUA
Dna: CCGTTA
Fita Filha: GGCAAT
RNA: CCGUUA
Aminoácidos Formados: CCG - Prolina: Aminoácido rígido levemente polar; comum nos pontos de dobra de peptídeo. Estrutura Molecular:
UUA - Leucina: Altamente hidrofóbico, é comum em alfa hélices e folhas beta. Estrutura Molecular: