segunda-feira, novembro 07, 2011

Circuitos em Série e Paralelo

Fundamentação Teórica
Circuito em série é um circuito composto por componentes elétricos conectados em série (uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos).
Circuito paralelo é um circuito composto por componentes elétricos conectados em paralelo (uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos).

Vamos mostrar nesta experiência, um jeito simples de montar um circuito em série: Para isso são necessários 4 fios elétricos (de cobre), 3 lâmpadas pequenas, 3 suportes para as lâmpadas e duas pilhas (comuns).


Procedimento:
Primeiramente colocamos as lâmpadas em seu suportes. Depois disso ligamos os fios de cobre aos suportes.
Por último, unimos as pilhas de forma que o pólo positivo de um pilha se ligue ao negativo da outra.
Podemos observar que as lâmpadas acenderão, por mais que a luz seja fraca. Se retirarmos uma das lâmpadas, todas as outras apagarão. O fato das lâmpadas se apagarem se outra for retirada é uma consequência do circuito esta disposto em série. Num circuito elétrico, os elétrons deslocam-se do pólo positivo (+) para pólo negativo. Ao retirar uma das lâmpadas do suporte, o fluxo de elétrons no fio elétrico é impedido.

Vamos mostrar agora como montar um circuito em paralelo: 

Questões:
1- Qual a intensidade da corrente de cada lâmpada no circuito em série e paralelo?
     No circuito em série, como são usadas duas pilhas de 1,5V (aproximadamente) no total de 3V, a intensidade das lâmpadas é cerca de 1V cada, pois são conectadas em série. É como se "dividissem" a intensidade da corrente.

Curto Circuito com uma Esponja de Aço

Vamos produzir um curto circuito com uma esponja de aço: Para isso precisamos de uma bateria e uma esponja de aço comum, ou dois fios de cobre e duas pilhas.
           

Procedimento: O procedimento é bem simples, basta que você coloque a pilha ou os fios em contato com a esponja de aço.



Veja que começa a produzir faíscas e pode até pegar fogo.




Questões:
Por que isso acontece?
       O que acontece é que fechamos um curto circuito entre os terminais da pilha, ou seja, a corrente elétrica começa a passar pela esponja de aço, criando aquecimento da mesma, e por ser muito fina pode pegar fogo.